sexta-feira, junho 09, 2006

9 - FCP - Adriaanse de regresso à Holanda

O FC Porto emitiu um comunicado em que confirma a saída de Co Adriaanse, enquanto treinador do clube: “O senhor Jacobus Adriaanse, treinador-principal da equipa sénior, apresentou nesta quarta-feira de manhã, a sua demissão à FC Porto Futebol SAD, tendo-se já despedido, pessoalmente, de cada um dos jogadores e, em consequência, não ministrou – nem o próprio nem qualquer um dos seus adjuntos – o treino desta manhã, decidindo, igualmente, não acompanhar a equipa na sua deslocação a Inglaterra, onde o FC Porto tem agendados diversos treinos e jogos”.
-
-
E Agora....................................................
................................................................
-
-
Depois de uma época que inicialmente se previa desastrante Adriaanse consegui levar o FC Porto à conquista da dobradinha.
Agora foi anunciada a sua demissão do clube devido a divergências com a direcção. Que se passa no reino do Dragão, agora que a época vai começar é que se vai mudar novamente de treinador? Não seria melhor ter resolvido essas divergências no final da época passada? De Quem é a culpa? Agora se levantam as questões que tanta polémica deram na época passada como a saída do Diego, Jorge Costa e Hélder Postiga, a má prestação do Porto na Liga dos Campeões. Os jogadores foram saindo, novos jogadores foram chegando e tudo para que o sistema táctico de Adriaanse fosse viável, agora com a sua saída o que vai ser deste Porto? Quem será o treinador que virá treinar jogadores que não escolheu? Depois de uma época em que José Mourinho tinha sido esquecido com o Porto a ganhar o Campeonato e a Taça de Portugal, reaparece novamente o fantasma de uma época semelhante à 2004/05, que apesar de tudo conseguiram conquistar uma Supertaça de Portugal e a última Taça Intercontinental da história.
Apesar da qualidade do plantel portista toda a gente sabia que a lacuna era o Ponta de Lança, com a saída de McCarthy, Almeida, Postiga na lista de dispensas e as constantes lesões de Sokota e Moraes, tudo levava a crer que o tal avançado que era tão falado chegaria ao clube, mas mais uma vez não foi possível contratar esse tão pretendido jogador. O jogador não veio e o treinador foi embora, não teria sido menos prejudicial para o clube contratar o avançado, apesar dos elevados custos, do que ter que agora procurar um treinador quando faltam duas semanas para começar o campeonato? Apesar de tudo acho que há jogadores no plantel para qualquer sistema táctico.
Para um treinador menos arrojado que prefira 4 defesas há sempre várias alternativas para as 4 posições: Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel, Cech, Ezequias, Bosingwa, Bruno Alves e João Paulo.
Mas será que a qualidade do plantel não se resumia a 3 ou será que há 4 jogadores de qualidade suficiente para jogar no campeonato e Liga dos Campeões?
São jogadores jovens, apenas o Pedro Emanuel tem mais que 25 anos, onde anda a experiência para jogar na Liga dos campeões? A equipa era forte e de confiança pois vinha a jogar no mesmo sistema desde Janeiro. O que fazia do Porto o principal candidato ao titulo caiu por terra e só agora vai começar a nova época para o FC Porto com um mês de atraso, resta-nos a esperança de termos ainda no plantel jogadores como Pepe, Quaresma, Lucho, Assunção, Anderson para abrilhantar o jogo e Vítor Baia e Pedro Emanuel para seguraram o balneário. É esperar para ver o que vai ser esta época (espero que seja pelo menos igual à época anterior).

Será que o novo treinador irá dispensar Peixoto e Postiga? E porque não chamar o Jorge costa para a nova equipa técnica...