quarta-feira, abril 20, 2011

Dragões com quatro vitórias em cinco jogos

O FC Porto saiu esta quirta-feira da Luz com um histórico favorável de quatro vitórias em cinco jogos com o Benfica, ao vencer os encarnados no seu terreno por 3-1, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O jogo teve ainda a particularidade de, em duas semanas, os dragões afastarem o Benfica de dois dos seus objetivos da temporada: o campeonato nacional e a Taça de Portugal.

No anterior embate, também na Luz, mas para o campeonato, os dragões reforçaram a vantagem nos "duelos" com os encarnados, com um triunfo por 2-1 e o "brinde" da conquista do 25.º título nacional, um feito, na casa do rival, que não acontecia há 71 anos.

O histórico dos confrontos diretos em 2010/2011 começou a 07 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, na disputa da Supertaça.

Praticamente ainda na "ressaca" no 32.º título nacional, o Benfica partia como favorito na disputa do primeiro troféu da temporada, mas foi o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, a erguer o troféu, com uma vitória clara por 2-0.

Já com o campeonato a "velocidade de cruzeiro" e o FC Porto embalado no comando da tabela, o Benfica sofreu um dos piores pesadelos da temporada e a maior goleada na casa dos portistas.

Um resultado expressivo por 5-0, com um "bis" repartido entre duas das maiores figuras do FC Porto desta temporada, Falcão e Hulk, mais o golo inaugural de Varela, deixou, à 10.ª jornada, o campeonato praticamente resolvido.

O sorteio para as meias-finais da Taça de Portugal voltou a juntar as duas melhores equipas do campeonato. A goleada em inícios de novembro ainda pesava nos prognósticos para novo jogo no Dragão, mas ainda antes da primeira meia hora o Benfica já vencia por 2-0, que viria a ser o resultado da "primeira parte" destas meias-finais.

Mas os portistas voltaram a ser superiores e voltaram a afastar o Benfica, no seu próprio estádio, de um segundo objetivo da temporada, ao vencer por 3-1, com golos de João Moutinho, Hulk e Falcao, contra o tento solitário de Cardozo.

Os "duelos" da época entre Benfica e FC Porto poderão não ficar pelo jogo de hoje. Pode mesmo realizar-se um sexto embate, na final da Liga Europa, caso superem Sporting de Braga e Villarreal, respetivamente.

O histórico Benfica-FC Porto de 2010/2011:

Supertaça:

07 ago:

FC PORTO -- Benfica, 2-0.

(Rolando, Falcão).

Liga:

07 nov (10.ª jornada):

FC PORTO -- Benfica, 5-0

(Varela, Falcão 2, Hulk 2).

03 abr (25.ª jor):

Benfica -- FC PORTO, 1-2.

(Saviola/ Guarín, Hulk gp).

Taça Portugal (meias-finais):

02 fev (1.ª mão):

FC Porto -- BENFICA, 0-2.

(Fábio Coentrão, Javi Garcia).

20 abr (2.ª mão):

Benfica -- FC PORTO, 1-3.

(Cardozo/João Moutinho, Hulk e Falcão)