domingo, maio 08, 2011

Recorde de Falcão

Falcao passou esta noite a ser o melhor marcador de sempre na Liga Europa/Taça UEFA, com 16 golos. O colombiano tinha apanhado o alemão Klinsmann no jogo do Dragão. Agora, em Espanha, ultrapassou-o.

Além destes 16 golos, Falcao marcou também mais um no play-off de acesso à Liga Europa, que a UEFA não contabiliza para este efeito.

Radamel Falcao assegurou virtualmente o título de melhor marcador desta edição da Liga Europa, mas a dimensão do que conseguiu não fica por aí. Com os golos ao Villarreal, o colombiano não só se tornou o maior goleador europeu de sempre do F.C. Porto (21, mais dois do que Jardel) como passou o maior número de golos alguma vez marcados por um jogador numa edição da competição. Foram 15, de um tal Jurgen Klinsmann, em 1995/96. Para os portugueses, sobretudo benfiquistas, a expressão Cataklinsmann pode ajudar a recordar a história.

Chamam-lhe Messi colombiano: o que ele diz

Nessa época, o Benfica defrontou o Bayern Munique nos oitavos-de-final da então Taça UEFA. O primeiro jogo, na Alemanha, foi um festival de golos do avançado: quatro, um «poker» também, como Falcao na semana passada. Na manhã seguinte os títulos da imprensa portuguesa eram unânimes: «Cataklinsmann.»

O Bayern venceu por 4-1. E o avançado alemão não ficou por ali. Na segunda mão, na Luz, marcou mais dois, dessa vez os bávaros venceram por 3-1. A caminhada de Klinsmann e do Bayern prosseguiu até à vitória final.