terça-feira, junho 24, 2008

Houve em tempos uma sala museu

Os momentos mais significativos da história de um clube devem estar acessíveis a todos os adeptos, simpatizantes e público em geral. Julgo ser esta uma das formas mais cativantes de divulgar a sua grandeza e importância. O FC Porto já teve vários locais onde expôs uma boa parte dos troféus conquistados. Recordo-me de ter visitado nos princípios dos anos 70, num dos andares da sede do Clube que ficava na Praça General Humberto Delgado a primeira Sala-Museu, inaugurada em Maio de 1967 por Afonso Pinto de Magalhães. Um espaço modesto, bem cuidado, mas onde não era possível expor todo o arsenal conquistado (apenas 2.600 tiveram lugar). No final assinei o Livro de Honra e dias mais tarde recebi um postal dos correios a agradecer a visita. Senti-me ainda mais orgulhoso por pertencer a este Clube.

Em Novembro de 1981 foi deslocado para as Antas, utilizando um espaço mais amplo, situado no 3º piso da Maratona, contendo cerca de 9.000 taças registadas e catalogadas, galhardetes, medalhas, bolas, salvas de prata, etc.

Ao ritmo a que os troféus e galardões se foram avolumando rapidamente se tornou exíguo e desorganizado. Foi então idealizada a transferência de todo o espólio para um pavilhão adequado que acabou por não se concretizar face à verba avultada que tal medida acarretaria. A solução encontrada foi restaurar o espaço já existente com mudanças da decoração, colocação de mais estantes, novos painéis e uma nova iluminação. O FC Porto possuía na altura mais de doze mil galardões cujo espaço de exposição necessário ocupariam 1.500 metros quadrados versus os 300 metros quadrados existentes após o restauro. Foram por isso estabelecidos critérios para seleccionar quais os que deveriam ser mostrados ao público. Tal critério assentou no ecletismo do Clube, assegurando a representação de todas as modalidades, com relevância para o futebol e hóquei em patins. As taças mais representativas (Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal, Supertaças e Taças Europeias) teriam lugar de destaque bem como os troféus de maior valor artístico como a Taça do Arsenal, a Taça número um e a Toyota Cup, entre outras. A inauguração da nova Sala-Museu apelidada de Afonso Pinto de Magalhães aconteceu a 28 de Setembro de 1991.

Com a destruição do Estádio das Antas desapareceu também essa estrutura até que alguém se volte a interessar pelo seu reaparecimento. Já existe um espaço identificado como sendo o seu futuro local, no Estádio do Dragão. Deve ser um local que respeite e honre a história gloriosa do FC Porto. A sua organização, manutenção e actualização constituirão certamente um encargo considerável, talvez a razão da sua demora. Pinto da Costa afirmou recentemente que está para breve. Espero que seja o próximo objectivo patrimonial.