Médio da selecção sub-20 do Brasil. Fernando 5 anos no FC Porto
O médio de 19 anos jogava no Vila Nova, finalista vencido do campeonato de Goiânia, tendo-se sagrado campeão sul-americano de Sub-20. Contrato é válido por cinco épocas
Fernando, de apenas 19 anos, é o mais recente reforço do FC Porto, juntando-se ao lateral-esquerdo Lino, já oficialmente anunciado. O internacional brasileiro de Sub-20 jogava no Vila Nova, equipa da Série C brasileira, que no mês passado perdeu a final do campeonato do Estado de Goiás para o Atlético. Natural de Brasília - nasceu a 25 de Julho de 1987 -, mede 1,85 metros, pesa 70 quilos e o seu passe custou 400 mil euros ao clube azul e branco. O contrato é válido por cinco épocas. No início da semana, foi noticiado que estaria a caminho do campeonato grego depois de um grupo de empresários portugueses ter adquirido o seu passe ao Vila Nova.
Apesar de ser internaconal sub-20, o médio - actua na posição de Raul Meireles - não foi, desta feita, seleccionado para o Mundial da categoria que decorrerá a partir de final de Junho, no Canadá, porque se encontra suspenso por um ano das competições internacionais de selecções. Recorde-se que, no Sul-Americano da categoria, que decorreu no Paraguai e o Brasil venceu, Fernando agrediu o árbitro do encontro com o Chile, depois de o juiz da partida ter assinalado, já nos descontos, um penálti a favor da equipa andina. Dessa selecção fazia ainda parte Eliézio, central que jogou a segunda volta no Leiria, por empréstimo do FC Porto - não tendo sido exercida a opção no final da época -, Lucas, entretanto transferido para o Liverpool - e de quem Fernando era o natural substituto - e outra esperança do futebol brasileiro, Alexandro Pato.