sábado, setembro 06, 2008

No ataque e na defesa; na esquerda e na direita

SÉRGIO CONCEIÇÃO

Nome: Sérgio Paulo Marceneiro Conceição
Data de nascimento: 15-11-1974
Naturalidade: Coimbra
Posição: extremo direito Clubes principais: FC Porto, Lázio, Parma, Inter e Standart Liége
Jogos pela Selecção Nacional: 56/12 golo
Estreia: 9-11-1996, no Porto, frente à Ucrânia (1-0)
Último jogo: 6-9-2003, em Guimarães, frente à Espanha (0-3)

A sua figura maciça não deixava adivinhar a terrível velocidade que possuía. Foi com ela que se distinguiu nas camadas jovens da Académica e atraiu o interesse do FC Porto. A forma como ultrapassava adversários e disparava centros tensos nos quais a bola parecia pedir que a tocassem para o golo proporcionou-lhe uma ascensão quase meteórica. A capacidade de se adaptar igualmente ao flanco esquerdo ou à posição de defesa direito ofensivo atirou-o para a ribalta do futebol europeu.

Em Itália, Svem-Göran Eriksson considerou-o fundamental para o assalto ao título italiano que há tantos anos fugia à Lázio. Sérgio Conceição deu-lhe razão. Mas as suas relações com os clubes por onde passou foi sempre conturbada. Sairia para o Parma e, em seguida, para o Inter, mantendo-se sempre no top do futebol italiano.

Na Selecção Nacional teria uma carreira de altos e baixos. Durante muito tempo esteve tapado por Figo no flanco direito, sendo obrigado a jogar do lado contrário. Mas a sua utilidade era inquestionável e grande exibições, como a que fez contra a Alemanha, no Euro 2000, assinando um «hat-trick» na vitória por 3-0, ou contra o Brasil, num particular que antecedeu o Mundial 2002, marcando o golo do empate (1-1), estão aí para o provar e dar-lhe o lugar que merece na história da «equipa de todos nós».