sábado, outubro 24, 2009

O calvário de Bruno Moraes

Atacante do F.C. Porto recupera da quarta operação ao joelho esquerdo


A maldição daquele joelho esquerdo. Quatro intervenções cirúrgicas em três anos, recuperações longas, inclementes, uma alma repleta de dor e decepção. Bruno Moraes é, porventura, o mais azarado dos jogadores da liga portuguesa.

O avançado contratado em 2003 pelo F.C. Porto ao Santos tem ainda mais um ano de ligação aos dragões, mas a sua grande preocupação nesta altura não é ganhar um lugar no plantel de Jesualdo Ferreira. Bruno Moraes pretende, isso sim, debelar de uma vez por todas as maleitas que lhe desfizeram os ligamentos.

«Tenho muitos títulos para ganhar ainda com a camisola do F.C. Porto.»

Na cidade de São Paulo, onde vive, os dias passam demasiado devagar. Bruno Moraes desloca-se diariamente a uma clínica privada, cumpre religiosamente o programa delineado pelo departamento médico do F.C. Porto e sente estar no troço final de uma via sacra muito pessoal.

«Falo semanalmente com o dr. Nelson Puga, por isso o meu clube está a par e passo da minha condição. Sinto-me a melhorar, quase não tenho dores, mas quero recuperar totalmente. Não posso arriscar minimamente.»

«Vou voltar aos bons momentos»

Há situações que justificam a aplicação da palavra 'drama'. Esta é uma delas e Bruno Moraes não o esconde. «Os meus últimos anos foram, de facto, dramáticos. Nenhum jogador pode ficar feliz por ter lesões. Eu não sou diferente. Admito que tem sido um drama viver tudo isto.»

Perante o enquadramento actual da carreira de Bruno Moraes, uma pergunta impõe-se: será a antiga promessa do Santos, um dos melhores produtos da fornada que deu ao planeta-futebol nomes como Diego e Robinho, capaz de voltar a actuar ao mais alto nível?

«Sim, sinto-me capaz disso. Vou voltar aos meus melhores momentos. O F.C. Porto confia em mim, renovou o meu contrato algumas vezes e sempre em períodos delicados, por isso acredito que tenho um futuro à minha espera no Estádio do Dragão.»