segunda-feira, dezembro 06, 2010

Fala-se de recordes

De momento, o recorde portista de invencibilidade pertence a José Mourinho (quem mais?). Entre 5 de Outubro de 2003 e 28 de Março de 2004, a equipa azul e branca ganhou 27 jogos e empatou seis (Moreirense, Marítimo, Real Madrid, Sporting, Benfica e Manchester United) antes de cair com o Gil Vicente, em Guimarães, por um inapelável 2-0, golos de Gaspar (63'') e Luís Coentrão (66''). Foi, aliás, uma época inesquecível.

Face às saídas de Capucho (Rangers) e Hélder Postiga (Tottenham), José Mourinho trocou o 4x3x3 pelo 4x4x2, construindo uma dupla de ataque mortífera (Derlei e McCarthy), resguardada por um misto de criatividade (Deco) e força/rigor (Pedro Mendes, Maniche e Costinha). Sem hipotecar a fantasia, a equipa consolidou ainda mais a eficácia. Que o digam Manchester United, Lyon, Deportivo e Monaco, os adversários da fase final da Champions: nenhum deles conseguiu travar a máquina portista, que, na final, goleou por 3-0!

O FC Porto de 2003-04 conquistou, por ordem cronológica, a Supertaça nacional (U. Leiria), o bicampeonato português e a Liga dos Campeões, com apenas uma derrota em 13 jogos (1-3 nas Antas, com o Madrid de Queiroz), precisamente aquela que permitiu iniciar a fantástica e invicta série de 33 jogos.

André Villas-Boas, com a ajuda de Jesualdo Ferreira, anda lá perto. O FC Porto não perde há 32 jogos, desde 21 de Março de 2010, naquela noite da final da Taça da Liga, perdida de forma inequívoca para o Benfica por 3-0. Curiosamente, ou não, Hulk recomeçou a jogar a partir daí. E é o que se vê...

Jesualdo Ferreira iniciou esta série com dez vitórias seguidas antes de passar o testemunho a Villas-Boas, que somou 11 triunfos seguidos, até ao empate em Guimarães (1-1). Seguiram-se mais dez jogos sem perder, incluindo o último em Viena, que permitiu igualar a segunda melhor marca, a cargo de Bobby Robson e António Oliveira: 28 vitórias e quatro empates em 32 jogos, entre Abril de 1996 e Fevereiro de 1997.