quarta-feira, julho 01, 2009

Taça do Mundo de bilhar - PORTUGUESES DO QUADRO PRINCIPAL

PORTUGUESES DO QUADRO PRINCIPAL

O campeão nacional Santos Oliveira (FC Porto) e o número um português do Leixões, Américo Rui, são os dois jogadores portugueses a quem a organização da Taça do Mundo confiou wild-cards de entrada directa do quadro principal.

SANTOS OLIVEIRA

Portugal, 30-03-1952 (57 anos) – 54º do ranking da UMB

É o actual campeão nacional de carambola. Representa o FC Porto, desde 1997, depois de ter passado por Águias do Porto, Clube de Bilhar Embaixador, Sport Musas e Benfica e Clube Fenianos Portuenses. Venceu quatro “Open” da FP Bilhar. Ganhou ainda o Torneio Internacional de Montijo Mérida (Badajoz, Espanha). Falta-lhe o título europeu por equipas, objectivo que falhou por pouco nas três fases finais em que esteve, com destaque para a derrota na final em 2008.

Melhor série: 14

Melhor média particular: 2,105

Santos Oliveira herdou o vício do bilhar do tio Egídio Vieira, o primeiro jogador português com assinalável carreira internacional. De tal modo que aos oito anos já trocava de quando em vez os bancos da escola pelas mesas de pano verde, imagens de marca cafés do Porto. Dividido entre o bilhar e o futebol, optou…por ambos, tendo jogado no Salgueiros e Vilanovense.

AMÉRICO RUI

Portugal, 23-04-1955 (54 anos) – 505º do ranking da UMB

Acaba de sagrar-se campeão nacional por equipas, ao serviço do Leixões, talvez inspirado pelo wild cardatribuído pelo seu clube que lhe permite aceder directamente ao quadro principal desta Taça do Mundo. Venceu a Taça de Portugal individual, em 1994, e esteve à beira de ser campeão europeu ao serviço do Benfica, quedando-se pelo segundo lugar. Ganhou ainda um Nacional de sets e foi vice-campeão ibero-americano, derrotado apenas por Daniel Sanchez.

Melhor série: 14

Melhor média particular: 2,500

Do Leixões… ao Leixões. Foi no clube de Matosinhos que Américo Rui deu as primeiras tacadas, aos 17 anos, depois de o bilhar o ter “motivado”ao ponto de levar a umas fugas à escola, cerca dos 13 anos. Passou por Leça, FC Porto, Ateneu, Benfica e Norton de Matos, mas como bom filho à casa torna leva cerca de um quarto de século em representação do principal emblema de Matosinhos.