domingo, agosto 16, 2009

FC Porto superior - X Torneio Fernando Justino Ramos (Juniores)

Depois de uma 1.ª jornada (sexta-feira) muito equilibrada, com resultados tangenciais - os jogos tiveram apenas 45 minutos de duração - ontem, no 2.º e último dia do X Torneio Fernando Justino Ramos, direccionado para o escalão de Juniores, os desfechos foram bem mais desnivelados, até porque as partidas tiveram os 90 minutos regulamentares.
No 1.º jogo do dia, de atribuição do 5.º e 6.º lugares, o CD Nacional “esmagou” autenticamente o Sport Juventude de Gaula, por expressivos 12-0, resultado que permitiu a Abel Silva sagrar-se, desde logo, o melhor marcador da competição. Veio ao de cima a maior experiência dos “alvinegros”, que preparam o início do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Juniores/Zona Sul, onde recorde-se, na última época, foram 5.ºs classificados.
Seguiu-se o sempre interessante derbi entre os “rivais” CF União e CS Marítimo, com os unionistas a vencerem por 6-2. Os pupilos de Nuno Naré, mesmo desfalcados de alguns jogadores e com duas semanas de trabalho, não desperdiçaram a oportunidade de ficar no pódio (3.º lugar) e desembaraçaram-se dos jovens orientados por Luís Miguel Viera. “Verde-rubros” que, a exemplo do Nacional, prepara a zona Sul da 1.ª Divisão.
Já na parte da tarde decidia-se o vencedor do Torneio organizado pelo CF União. Frente-a-frente FC Porto e CSD Câmara de Lobos, que na véspera haviam ganho os respectivos grupos, mas onde se veio a confirmar o favoritismo e maior superioridade dos “dragões”. Nortenhos que aplicaram “meia dúzia” - 6-0 - aos câmara-lobenses, numa final desequilibrada e quase sem história. Em termos de prémios, Rui Caetano e Rafael Albuquerque,ambos portistas, foram respectivamente melhor jogador e guarda-redes da prova.
«Foi um Torneio muito positivo e com qualidade, em que se confirmou o maior traquejo do FC Porto», disse em jeito de balanço Nuno Naré, acrescentando o responsável que para 2010 o evento deverá realizar-se nos mesmos moldes e, sensivelmente, pela mesma altura.


Classificação final:


1.º FC Porto
2.º CSD Câmara de Lobos
3.º CF União
4.º CS Marítimo
5.º CD Nacional
6.º CS Juventude de Gaula

Melhor jogador: Rui Caetano (FC Porto)
Melhor marcador: Abel Silva (CD Nacional)
Melhor guarda-redes: Rafael Albuquerque (FC Porto)