segunda-feira, maio 04, 2009

Assembleia-Geral da Liga aperta o cerco aos clubes devedores


A Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aprovou hoje medidas de "exigência e rigor" no que toca aos pressupostos financeiros a apresentar pelos clubes, que levam à exclusão dos incumpridores.
Os clubes devedores ficam agora abrigados a apresentar um plano de liquidação dos valores devidamente aprovado e não um mero projecto de intenção, como acontece com o actual Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC).
"A partir de hoje passa a ser necessário um plano negociado e aceite com o respectivo acordo de pagamentos com o Estado, nomeadamente com a Segurança Social e o Fisco", referiu o presidente da LPFP, Hermínio Loureiro.
Ainda segundo Hermínio Loureiro, a norma aprovada "por uma maioria significativa" dos clubes presentes na assembleia, que registou apenas a ausência do Nacional e do Estoril, "impede a inscrição de jogadores e a consequente exclusão das competições profissionais".
"Hoje foi dado mais um passo importante na história do futebol profissional em Portugal. Os clubes deram um sinal de grande responsabilidade, recolhemos o apoio maioritário numa perspectiva de maior exigência e rigor", refere.
Hermínio Loureiro recordou ainda que imperou o consenso na aprovação das propostas levadas à assembleia geral, depois das mesmas terem sido aprovadas por unanimidade na reunião da direcção da LPFP.
Os pontos em agenda referentes ao incumprimento salarial no decurso da época não chegaram a votação, tendo sido criada, por proposta do Portimonense, a criação de um comissão de avaliação para estudar o assunto.
"Foi constituído um grupo de trabalho, o mesmo que fez as alterações aos calendários e das regras do sorteio, que vai apresentar soluções em conjunto com a Comissão Executiva, tendo por base o que foi aprovado na reunião da direcção", acrescentou.
Hermínio Loureiro recordou ainda que a assembleia-geral hoje suspensa irá continuar até ao dia 30 de Maio, "para o que vier a ser aprovado poder entrar em vigor no início da próxima época desportiva".
"Os pressupostos financeiros vão ser publicados ainda esta semana e, para efeitos de participação na próxima época desportiva, não pode haver incumprimentos, premissa fundamental para a admissão nas competições profissionais", anunciou Loureiro.
Hermínio Loureiro revelou ainda que foi "aprovado por unanimidade" solicitar uma reunião de trabalhão ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, "para com ele discutirmos e apresentarmos propostas a soluções para os problemas que afectam as competições profissionais".
Essas questões, ainda segundo Hermínio Loureiro, são de "índole desportivo e relacionadas com o Fisco e Segurança Social".
"O futebol está claramente a ganhar, o resultado final será uma vitória importante para o rigor e exigência que todos queremos nas competições profissionais", acrescentou Hermínio Loureiro, realçando a "necessidade de acabar com o incumprimento salarial".
O presidente da LPFP destacou "as matérias delicadas" que estão em debate e reforçou a necessidade "fundamental de partir do zero". "Sou optimista e também sou realista, hoje foi dado um sinal importante".