domingo, maio 31, 2009

A Festa Continua




Depois do Tetra, a Taça de Portugal. O F.C. Porto colocou ponto final na temporada 2008/09 com a conquista da 14ª Taça de Portugal do seu historial. Prémio justo para um ano de andamentos acelerados e exigências superiores, um derradeiro atestado para a qualidade de um colectivo inigualável. Um golo de Lisandro, logo aos seis minutos, posicionou as duas mãos do Dragão sobre o troféu. Depois foi só segurá-lo.

 

dobradinha explica-se numa entrada decidida, num colectivo sempre concentrado e na gestão dos ritmos de jogo. Agora que tudo terminou e o relvado está transformado em palco de festa e salpicado por milhares de confetis, percebe-se que o golo de Lisandro serviu de sentença precoce. O avançado procurou o espaço, intuiu que Raul Meireles o detectaria exactamente aí, no vazio, e, à saída de Cássio, limitou-se a desviar a bola do seu corpo. Simples, elegante, sublime.

 

Os adeptos do F.C. Porto desceram ao Jamor para voltar a festejar com os seus campeões. O azul e branco dominou o ambiente, mesmo depois de o nevoeiro ter escondido o tecto celeste e ter recuperado a temperatura para níveis primaveris. Dragões aos milhares, na certeza de que a sua equipa lhes consentiria novo motivo de orgulho. E assim foi. Como assim será, face à voracidade portista.

 

O Paços de Ferreira tentou sempre ser obstáculo de monta. Especialmente após o festejo de Lisandro. O F.C. Porto, ainda assim, jamais tremeu ou titubeou. A vantagem prematura não fez mais do que reforçar os índices de atenção. Hulk e Lisandro, de resto, estiveram bem perto de redobrar a vantagem ainda antes do descanso, quadro que seria recuperado logo na reabertura do encontro, quando Meireles acertou no poste e Rodríguez obrigou Cássio a uma defesa aparatosa.

 

«Fechar» as contas e projectar a euforia teria sido justo. A espera, contudo, foi uma formalidade que ajudou o estádio ensaiar os cânticos finais. Quando o F.C. Porto triunfa é sempre especial. É uma rotina que nunca terá nada de enfadonha. Encerrou a temporada, vem aí as férias. O Dragão vai repor energias. Novos horizontes se seguirão.