sexta-feira, maio 22, 2009

O papa-títulos do século XXI




O FC Porto soma 16 troféus conquistados desde 2001:

seis campeonatos, três taças de Portugal, quatro supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Taça Intercontinental.



O tetra permitiu aos ''dragões'' distanciarem-se do Olympique de Lyon, que também contabilizavam 15 conquistas no século XXI (sete campeonatos, uma Taça de França, uma Taça da Liga e seis supertaças).



Com menos dois troféus, surgem o Bayern de Munique (cinco campeonatos, quatro taças, duas taças da Liga, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental), o Kaunas (seis campeonatos, quatro taças e três supertaças), o Celtic depois de já terem ganho a Taça da Liga esta época e o Manchester United (cinco campeonatos, uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga, três supertaças, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes).


Em Portugal, o tetra do FC Porto duplicou o número de troféus conquistados pelo Sporting e o triplo do Benfica, nos últimos nove anos.

Com um campeonato, três taças e quatro supertaças, os ''leões'' ocupam o segundo lugar do ''ranking'' luso, com mais quatro troféus do que o Benfica, que conta um troféu de cada prova nacional.

A Taça de Portugal conquistada em 2005 e a Taça da Liga de 2008 fazem do Vitória de Setúbal a quarta equipa com mais títulos no corrente século, à frente do Boavista, que venceu a Liga em 2001.

A liderança do FC Porto no contexto da União Europeia, no séc. XXI pode até ser reforçada, se, a 31 de Maio, a equipa comandada por Jesualdo Ferreira bater o Paços de Ferreira, na final da Taça de Portugal, passando a somar 17 troféus.


Também com 16 troféus, mas fora do ''top-30'' do ''ranking'' da UEFA, os arménios do Pyunik já conquistaram neste século oito campeonatos, três taças, a última das quais no sábado frente ao Banants, e cinco supertaças.