domingo, maio 17, 2009

Golos em argentino (Farías e Lisandro)

Trofense-Porto, 1-4
Resultado expressivo, combinação perfeita de simplicidade e eficácia, a goleada imposta pelo Tetracampeão resulta da atitude séria e sem facilitismos patenteada e da inspiração da dupla argentina Lisandro e Farías, autores a meias dos quatro golos azuis e brancos. Da noite da Trofa resultam também dois novos campeões, Stepanov e Ventura, que se juntam ao registo de sucesso do celebrado grupo.
Depois da merecida festa, o regresso à realidade do campeonato voltou a evocar um F.C. Porto sublime, pleno de seriedade e sem cedências na qualidade de jogo. Quem julgava que a equipa de Jesualdo Ferreira se dispunha a cumprir apenas calendário no duelo com o Trofense, cedo percebeu que a índole do campeão também se revela nestes momentos e não descura as exigências.
Depois de uma entrada equilibrada no encontro, e da inevitável fase de estudo mútuo, a superioridade portista começou a desenhar-se aos onze minutos e prolongou-se até ao apito final, tendo em Farías o seu primeiro executante, numa tentativa em boa posição parada com dificuldade pelo guarda-redes da casa.
Com os protagonistas do espectáculo concentrados num superpovoado centro do terreno, o Tetracampeão investiu a expressão da sua supremacia em jogadas de entendimento colectivo, que renderam frutos aos 29 minutos, quando Farias concluiu uma combinação perfeita entre Lisandro e Mariano, e aos 43, quando Lisandro confirmou na pequena área adversária a segunda assistência de Mariano.
Vantagem dupla e segurança absoluta, o F.C. Porto não cessou de revelar empenho total no encontro da Trofa e esteve por diversas ocasiões perto de fazer avolumar o resultado, antes e depois do intervalo. Já depois do regresso de Hulk à competição, pouco mais de um mês depois da grave lesão sofrida na Amadora, Lisandro bisou na partida e elevou a contagem para três golos de diferença, concluindo com classe mais uma bela jogada do ataque azul e branco.
O tetra do resultado ensaiou-se várias vezes, algumas delas com o poder de Hulk em plano de destaque, mas consumou-se apenas a dez minutos do final, quando Farias cabeceou para golo a solicitação do avançado brasileiro, depois de um bom trabalho individual no flanco esquerdo.
Confirmada a goleada, atenuada apenas pelo golo anfitrião apontado por Hugo Leal, o Dragão saboreou com deleite mais um capítulo esmerado na bem sucedida caminhada interna, selando o seu 11º triunfo consecutivo na condição de visitante. A festa, essa, segue dentro de momentos, no encerramento do campeonato no Dragão, com a recepção ao Sporting de Braga.