terça-feira, junho 09, 2009

Competições europeias - quando começam



Liga dos Campeões

As mudanças na fase de apuramento para a Liga dos Campeões fazem com que o caminho do Sporting para a fase de grupos seja mais acidentado do que no passado: terá de superar dois adversários, e não apenas um, para aceder ao sorteio do Mónaco, em finais de Agosto.

A fase de qualificação passa a contar com quatro eliminatórias, em vez de três. E passa a haver dois acessos distintos: um para os campeões dos países com ranking inferior a 13º; o outro, englobando o Sporting, para os melhores classificados dos países com ranking superior, que não entram directamente na fase de grupos.

A equipa de Paulo Bento vai entrar em cena na 3ª pré-eliminatória, a 28 ou 29 de Julho (1ª mão) e a 4 ou 5 de Agosto (2ª mão). Terá o estatuto de cabeça-de-série, o que evita o confronto com quatro adversários de boa cotação europeia (Shakhtar, Panathinaikos, Celtic e Anderlecht). Os possíveis adversários do Sporting nesta fase são os seguintes:

Sparta Praga (Rep. Checa), Dínamo Bucareste (Roménia), Twente (Holanda), Dínamo Moscovo (Rússia), Sivasspor (Turquia).

Caso o Sporting não supere este obstáculo, tem pelo menos a consolação de continuar na Europa, entrando nos play-off de acesso à Liga Europa, sucessora da Taça UEFA. Caso siga em frente, passa então à quarta e última eliminatória (primeira mão a 18/19 de Agosto, segunda a 25/26), onde terá também estatuto de cabeça-de-série. Isso permite-lhe evitar o Arsenal e o Lyon, e também o Shakhtar e o Panathinaikos, caso estes passem a terceira ronda. No entanto, as dificuldades serão mais nítidas: Estugarda, Fiorentina e At. Madrid estarão, em princípio entre os cinco potenciais adversários, bem como Celtic e Anderlecht, se passaram a terceira ronda.

Se o Sporting for eliminado nesta fase, tem um lugar garantido na fase de grupos da Liga Europa, o que representa pelo menos mais seis jogos. Se seguir em frente, junta-se enfim ao F.C. Porto no sorteio da fase de grupos, onde entrará no segundo pote, tal como o F.C. Porto. Um agrupamento que inclui Lyon (se passar a fase de apuramento) Inter, Real Madrid, CSKA Moscovo e AZ Alkmaar, equipas que seguramente não vão cruzar-se com os leões nesta fase.


Liga Europa

A temporada 2009/2010 marca o início da Liga Europa, competição que sucede em linha directa à Taça UEFA, cuja última edição foi conquistada pelo Shakhtar Donetsk. O novo figurino da prova, destinado a aumentar as receitas das equipas participantes, contempla uma fase principal, com 48 equipas distribuídas por 12 grupos de quatro, com jogos fora e em casa.

O acesso à fase de grupos é, no entanto, mais complicado do que anteriormente: prevê quatro rondas de qualificação. Cada equipa que atinja esse patamar da competição tem depois garantido um mínimo de três jogos no seu estádio, em vez de dois, como no modelo anterior da Taça UEFA. Os dois primeiros de cada grupo, mais os oito terceiros classificados da Liga dos Campeões, apuram-se para os 16 avos de final, seguindo-se, a partir daí, o figurino anterior, com eliminação directa.

Portugal vai ter quatro participantes nesta estreia da Liga Europa: Benfica, Nacional e Sp. Braga, apurados pelas suas posições na Liga, e o Paços de Ferreira, qualificado pela Taça. O Paços é o primeiro a entrar em acção: é um dos 40 cabeças-de-série da segunda eliminatória e, se seguir em frente, mantém esse estatuto na terceira ronda de qualificação, onde o Sp. Braga entra em cena, também como cabeça-de-série.

Benfica e Nacional serão os últimos a competir: partem da quarta e última eliminatória, onde os encarnados estão entre os cabeças-de-série, ao contrário do que acontece com o Nacional. O Sp. Braga também vai beneficiar desse estatuto, caso siga em frente, algo que não acontecerá com o Paços de Ferreira, se superar as duas rondas anteriores.  Refira-se que nesta quarta e última ronda, antes da fase de grupos, entram também dez equipas eliminadas na última ronda de qualificação da Liga dos Campeões.

Datas

2ª eliminatória (P. Ferreira): jogos a 16 e 23 de Julho 

3ª eliminatória (Sp. Braga): jogos a 30 de Julho e 6 de Agosto

4ª eliminatória (Benfica e Nacional): 20 e 27 de Agosto