domingo, junho 14, 2009

FC PORTO - Adjuntos renovam por um ano

José Gomes, Rui Barros, João Pinto e Wil Coort vão continuar como adjuntos de Jesualdo Ferreira.

Depois da renovação do vínculo de Jesualdo Ferreira até 2011 - o que faz dele o técnico com maior longevidade no reinado de Pinto da Costa -, as conversações com os adjuntos prosseguiam há algum tempo, tendo havido entendimento nos últimos dias. O facto de apenas terem renovado por um ano explica-se com dois argumentos. O primeiro é o de dar total liberdade ao treinador principal na escolha do restante "staff" técnico. Se, por alguma razão, Jesualdo Ferreira não quiser continuar a trabalhar com qualquer um deles na época de 2010/11, não existe a obrigatoriedade contratual a impedir o fim da relação. O segundo argumento tem mais a ver com o clube e abrange, sobretudo, Rui Barros e João Pinto, considerados adjuntos da casa. Se os responsáveis pelo futebol portista decidirem colocá-los noutras funções, assim ficam com liberdade para o fazer. É que, tanto um como outro, já passaram por diferentes escalões do clube até serem chamados a desempenhar o papel de adjuntos na equipa principal.

Assim, no final da próxima temporada, mediante a avaliação do trabalho de cada um e dependendo dos objectivos propostos e atingidos pela equipa, a SAD decidirá, de acordo com o treinador, se os adjuntos continuam ou se reformula a equipa técnica.

José Gomes vai cumprir, desta forma, a segunda temporada no FC Porto, ao passo que o holandês Wil Coort vai somar a quinta época como treinador de guarda-redes. Entrou com Co Adriaanse no início da época 2005/06, e devido ao bom trabalho realizado com os guarda-redes, foi convidado a ficar quando o treinador principal bateu com a porta um ano depois. Coort encaixou-se bem na estrutura de Jesualdo Ferreira e, por isso, vai continuar.